“Reviva Gospel A Festa”: recordando o primeiro evento do Reviva Gospel
Graça e paz! Eu sou o Ledinilson de Souza do Reviva Gospel e vamos recordar agora o nosso primeiro evento.
Com participação das bandas originais que fizeram a historia da nossa música evangélica, finalmente nosso evento aconteceu: Reviva Gospel a Festa. Tive esse sonho no dia 20 de março de 2012, para ser mais preciso. Inauguramos a nossa página ainda com o nome de Gospel Anos 80/90, e o que parecia um devaneio na época aconteceu naturalmente, como uma consequência da caminhada que decidimos trilhar: restaurar a fase poética da nossa musica.
Falando do evento, tudo correu como planejamos e sonhamos, abrimos o Louvorzão com a palavra de Ezequiel 37 e, após a leitura e uma pequena introdução falando da nossa visão, iniciamos uma dinâmica com a igreja distribuindo CD’s doados pela Pioneira Evangélica.
O Pr. Flavio Lima, apresentador e sucessor do Pr. Faninni no programa de TV Reencontro, marcou presença, mandou seu alô. Ainda tivemos a presença do Bispo Inaldo da Igreja Universal, diretor executivo da Rádio Record AM 990, o qual disse que estava maravilhado com as bandas que marcaram a sua vida. Então chamamos a primeira banda. Audiolife, que não faz parte das bandas dos anos 80/90, no entanto, se tornou uma parceira da nossa visão. Seu líder, Edu Lissi, foi guitarrista da banda Catedral, pois era aluno do falecido Cesar Mota e foi o sucessor nas guitarras da banda Catedral. Após 5 anos, iniciou seu próprio projeto. Audiolife agradou muito quando cantou Basta Querer, sucesso na voz de Carlinhos Félix e Pe. Marcelo Rossi, com o arranjo no estilo pop da banda. Ainda tocou músicas inéditas no seu repertório e encerrou sua participação com Segura na Mão de Deus – mais clássico impossível! Era apenas o começo do que a noite prometia.
Complexo J foi a banda que surpreendeu a noite com seu bom e velho rock’n’roll. Com a formação de Bruno Medeiros na bateria, Helio Zaglaglia na guitarra, Murilo Kardia no contra-baixo e os vocais e violão de Marcos Salomão, o grupo mostrou muita sintonia, musicalidade perfeita, harmonia na releitura dos arranjos dos próprios sucessos (um desafio que geralmente não funciona porque o publico espera rever as músicas antigas naquele mesmo arranjo), no entanto a banda arriscou e provou que continua de pé em sua arte e criatividade. Um momento inesperado na apresentação do Complexo J foi um solo kilométrico do fabuloso Helio Zaglaglia, que arrancou aplausos e Uhuus do público que se conteve pra não aplaudir de pé, já que estávamos dentro de um templo batista rsrsrs. Foi um momento especial. Quem viveu, viu.
Sinal de Alerta foi a banda mais esperada da noite. Depois de mais de 10 anos sem se apresentar, (10 anos !!!!!) Sinal levou sua poesia musical com excelência, com verdadeiros hits de uma geração que estava órfã desta fase musical. Hits, como Nuance, Dê Amor, Luz da Manhã, Garotos e Garotas e Creio levaram todos a sacarem o celular e mudar o cenário da igreja, parecendo uma verdadeira entrevista coletiva (rsrsrs). O grupo encerrou, a pedido do publico com o bis do sucesso Barquinho e uma surpresa de ultima hora: a aparição de João Marcos, o Chocolate, que agora estava dividindo os vocais com Gabriel, deixando a formação assim: na guitarra, Milton Jorge, no baixo, Elias Ribeiro, no teclado, Vinny Narciso e na bateria Luiz Fernando, o Luizinho.
Sobre a Banda Fé, infelizmente, Silas Lima não pôde levar a sua lendária banda por motivo de saúde. Apenas para registro, convém lembrar que a Banda Fé fez parte do inicio da revolução da musica evangélica junto com Rebanhão, Sinal Verde, Novo Começo, Ovelha 100… Foi o Silas Lima quem produziu o álbum Janires e Amigos e cantou com ele a musica Jesus Cristo Mudou Meu Viver. Da Banda Fé nasceu a Banda & Voz, porém o Jerô, um dos cantores de seus vocalistas, representou muito bem a banda em nosso evento. Fizemos o encerramento do Louvorzão com todas as bandas no altar cantando, liderados por Jerô, o hino que o consagrou nos anos 80: Primeiro Amor, de Aurélio Rocha!
Noite memorável na Igreja Batista Central de Coelho Neto! Quero registrar aqui nosso impagável agradecimento ao pastor Josias Ribeiro que abriu as portas do seu templo para realizarmos esse encontro de bandas. Além disso, ele também tem dado abertura em seu programa na Rádio Record, toda sexta feira, às 15:00hrs no programa A Hora da Limonada, onde levamos bandas e cantores da época para uma entrevista num bate papo informal.