Relembre a história do grupo Actos2/Kadoshi
No cenário musical nos anos 80 e 90, muitas bandas se destacaram pela sua ousadia nos seus ritmos e nas letras, conquistando milhares de jovens.
Beethoven já dizia: “A música é uma revelação superior a toda sabedoria e filosofia.” Uma delas que teve essa revelação na época e a usou como arma, foi a Banda Kadoshi. Vamos conhecer um pouco da sua história a partir de agora.
A banda surge inicialmente com nome Actos 2 no início da década de 80 no bairro da Vila Prudente como uma banda de Igreja e depois de um período de adaptações de componentes, gravam 3 LP’s.
Por volta de 1989, a família Praxedes resolve parar, mas Silas Furtado assume a liderança e continua com a banda, segue com seus irmãos Ted Furtado e Bal Furtado, e logo depois convida seu primo Gerson Isidoro, Priscila Angel, Priscila Maciel (da Igreja Cristo Salva, cantando no Grupo 3, que já citamos no artigo anterior), Samuel, comumente chamado de Samuka, os gêmeos Isaac e Isaías Bezerra, Ricardo Carreras que era conhecido como “Cebolinha”, hoje executivo da Musile, que anteriormente chamava-se Aliança.
Outros componentes também se juntam ao grupo.
A banda segue seu caminho e Silas começa a definir o estilo único da banda, combinando ritmos R&B, Soul, Rock, com temas congregacionais e evangelísticos. Em 1992, eles gravam o LP “Encontro”, anda com nome de Actos 2.
Vida que segue..
Nesta época João Praxedes resolve retornar, e reivindica o nome Actos 2. Assim, João decide lançar um LP com sua banda com o título “Original”, em 1993, provocando uma certa confusão no público: “Qual Actos 2, do Silas ou do Praxedes ?
Nessa época, Silas e seus companheiros já tocavam na Renascer Lins, às segundas-feiras, e já havia uma identidade com os cristãos, principalmente com os jovens.
Então, no mesmo ano, em uma viagem para um evento, dentro do ônibus (sim galera, nesse tempo as bandas “pegavam a estrada” literalmente), Silas, para não haver mais confusão, resolve mudar o nome e então pergunta à banda qual nome dariam. Ao ouvirem a pergunta, eles começam a pensar em alguns possíveis nomes, então Priscila Angel, uma das vocalistas diz : “Kadoshi, pois os primos Gerson Isidoro e Silas Furtado, já tinham feito um LP com este nome (Kadoshi). E assim decidiram pelo nome Kadoshi, que significa Santo/Separado.
No mesmo ano de 1993, já com nome de Kadoshi, lançam o trabalho “Compromisso”, que já na primeira faixa traz “Razão para Viver”, uma bela música dançante com participação do Rapper DJ Alpiste. Cito também as faixas “Refrigério”, com a linda voz de Priscila Angel, “Quero Sim” e a música “Quem Vive com Cristo”, de Gerson Isidoro.
Em 1994, lançam “Em Ritmo de Louvor e Adoração”, entre as canções, destaco “Alegria do Senhor”, uma salsa extremamente bem produzida, e a faixa “Vencendo Vem Jesus”.
Os demais CD’s prosseguiram sempre com muitas músicas dançantes, vários ritmos, algumas bem reflexivas com mensagens profundas, composições tanto de Silas Furtado, quanto de Gerson Isidoro. Podemos dizer que as musicas mais conhecidas da banda são:
Há Momentos, de Silas (“Há momentos que na vida pensamos em olhar atrás, é preciso pedir ajuda para poder continuar e clamamos o nome de Jesus…”;
Filho Pródigo, de Gerson (“Um filho perdido voltou arrependido com os pés feridos de tanto andar, viveu nesta vida tantas fantasias não teve alegria foi só ilusão…”)
Hoje, Kadoshi não tem mais 14 componentes, coral de muitas vozes, pois outros seguiram suas carreiras. Gerson Isidoro, apesar de ter saído da Banda, permanece atuando como pastor na igreja Ministério Kadoshi.
Pr. Silas Furtado continua com a banda, agora com seus dois filhos, Willian e Alex, algumas vezes com mais músicos convidados, mas a Kadoshi ainda nos traz muitas canções lindas e bem produzidas.
Veja também: http://www.revivagospel8090.com.br/priscila-angel-banda-actos-retoma-sua-carreira-musical/
Em breve conheceremos mais bandas, mais curiosidades e informações raras ou exclusivas do movimento revolucionário cristão em São Paulo.
Veja também: http://www.revivagospel8090.com.br/banda-kadoshi-in-studio/
Praise the Lord
Fábio L. Fonseca
É de fato uma viagem ao fundo do baú, com resgates histórico
(Edu Lima – Caruaruense, diácono Presbiteriano, músico percussionista, professor, fotógrafo, servo de Deus e apaixonado por música e por suas histórias).
Valeu Edu
Muitas lutas, muitas barreiras quebradas, pedras e barrancos foram derrubados e hoje os novatos correm na estrada pavimentada a 300km/h
Precisam conhecer quem construiu essa rodovia
Conheci essa banda top na época banda Atos ll na favela vila Prudente curtia o som e até pela graça de Deus viemos participa rjunto com minha esposa Luciene na virada de atos p kadosch 93 p 94 e como também maestro do coral depois do mestre Isaac que era trombonista e passamos por anos louvando a Deus, aonde impactou a Black music gospel nesse período Deus salvou ,curou transformou e hj pastores também ,louvo a Deus por participar dessa banda e coral que marcou e hj ainda referência p muitos…a Honra e glória ao todo poderoso..
Obrigado meu querido amigo.
É um prazer tê-lo como parte da história da música.
Foi uma alegria conhecê-lo naquele evento maravilhoso na Câmara Municipal
Abraço
A banda Kadoshi marcou história, acompanhava sempre seu eventos quando ainda era Atos 2 próx ao metrô João Joaquim após quando Pastor Silas Furtado asaumiu, frequentei as Segundas na Lins Vasconcelos, era adolescente Glória a Deus era e é minha referência, Depois passaram os evento Assembleia de Deus do Bom retiro, e tbm adorei ao senhor juntamente com a Banda no Teatro Dia Gomes. São irmãos que levarei na memória por toda minha vida❤️ Tive o prazer do Gerson Isidoro cantar no meu casamento. Tenho muita história pra contar o que vivi. Pastor Silas fazia tipo um concurso uma disputa na Assembleia de Deus só bom retiro quem escolhesse a música a banda tocava e a pessoa participava, Fui competir com um jovem, ele cantou DJ Alpiste e eu cantei Refrigério. Claro o rapaz ganhou, pois era uma febre do momento. Muita saudade amo vcs❤️
Obrigado pelo comentário
Curti muito Actos 2 e Kadosh tocava-mos suas músicas no momento de louvor na Pib Vila Medeiros, cheguei ir no Renascer Lins de Vasconcelos anos 90 muito legal lembrar .