A casa-hotel da irmã Áurea em São Paulo
Por Elvis Tavares
Houve um tempo em que alguns cantores do Rio de Janeiro se apresentavam na Assembleia de Deus de Jardim Penha, na Vila Cisper – onde tinha a fábrica de copos – zona leste de São Paulo.
A igreja não era muito grande, mas era muito aconchegante e seu dirigente, o pastor Nelson Colela (in memoriam), também muito querido pelos membros.
Algo de incomum se via, por exemplo, na banda de música. Diferentemente das bandas tradicionais comumente vistas naquelas épocas nas Assembleias de Deus, a de Vila Cisper já se tornava conhecida informalmente como a “furiosa de Jardim Penha” – furiosa num sentido figurado da palavra.
Na formação da banda estavam essencialmente jovens, rapazes e moças, sendo seu maestro Levi Virgínio, (irmão do Paulo César Baruk) hoje pastor na AD do Brás, uma atração à parte porque enquanto regia em várias ocasiões via-se que lágrimas rolavam de seu rosto (até moedas eu vi caírem dos seus bolsos enquanto regia). A banda de Jardim Penha ficou tão conhecida que o cantor Nicoleti, através de seu selo fonográfico e depois a gravadora Bompastor, dirigida por Elias de Carvalho, gravaram discos da banda com o novo nome de Coral e Orquestra Filadélfia – tive o prazer, inclusive, de ter as músicas Minha Paz e Amigo Mais Amigo incluídas nesses álbuns.
Mas quem era a irmã Áurea do título deste texto?
Áurea – conforme denota seu nome – era uma pessoa valiosa. Recebia a todos em sua casa, que não era uma casa grande e majestosa, mas quem entrava lá sentia-se numa mansão.
Foi assim que um dia, há quase 40 anos, “aportaram” em sua residência, o senhor Natanael Cipriano com três meninas na faixa dos oito anos de idade, acompanhadas de seus pais, para gravarem o primeiro Long-Play de suas carreiras: Cassiane gravou Cristo é a Força; Andréa Fontes, Deus Não Dorme e Nazaré Ferreira, Deus e o Universo.
Foi na casa-hotel da irmã Áurea que todos se alojaram, partindo dali para o estúdio no Centro de São Paulo.
As produções foram modestas mas deram o start na carreira das meninas, principalmente Cassiane e Andréa.
Pela casa-hotel da irmã Áurea também passaram Shirley Carvalhaes, na época do disco Asas da Humilhação – a capa mais bonita de Shirley, na minha opinião- , e Álvaro Tito, com o álbum Meu Ser Para Cristo ainda com o cheirinho da fábrica.
Faz muitos anos que a querida Áurea nos deixou, mas a lembrança de seu grande coração ainda reluz em nossas mentes.
Lindas palavras !!
Como filho de Jrd Penha eu cresci junto com os filhos dela !! Uma pessoa Maravilhosa!!!
E presenciei bem de perto tudo isso relatado ! O a me encheu de uma saudade gostosa !!! Tempos “Aureos”
Lindas palavras !!
Como filho de Jrd Penha eu cresci junto com os filhos dela !! Uma pessoa Maravilhosa!!!
E presenciei bem de perto tudo isso relatado !E me encheu de uma saudade gostosa !!! Tempos “Aureos”
Que linda homenagem! Lembro de cada detalhe indicado no seu texto. Recordações de pessoas tão queridas que marcaram nossas vidas, que nem imaginavam que atitudes tidas como simples naquela época seriam tão raras nos dias atuais. Parabéns querido amigo, você sempre tocando nossos corações com sua memória brilhante.
Sinto muito agradecida com o carinho com que o escritor descreve minha vovó Áurea, ela realmente era o que disse e mais um pouquinho…. Saudades eternas….
bom dia Evs,
apesar de vc com certeza nao se recordar de mim, sou prima do Paulo Juliao e irma do Roberto Gomes, me emocionei com essa homenagem a irma Aurea, pois como já relatado foi uma pessoa querida por todos, e dela como fruto hj esta a Queila Martins, uma das vozes mais linda que já ouvi, a Paz .
Bom dia esqueceram de Álvaro Tito
Elvis Tavares, eu fiz parte dessa história dessa época João Patricio fiquei muito feliz por ver essa matéria muito gratificante Deus abençoe aos envolvidos
Nossa que lindo
Felizmente há alguém que se importe pela historicidade da música gospel no Brasil.
Um belo e importante relato!
Minha vó!! Ela era assim mesmo!! Que saudades.
Fiquei muito feliz com esta recordaçao …
Só corrigindo, a Banda Furiosa iniciou com Paulo Pereira Penha … me lembro que ele dava aulas de musica, comprava instrumentos musicais e se dedicava para ver uma Banda linda que depois foi melhorando com o nosso Pr. Levi virginio como Orquestra Filadelfia linda Orquestra.. Sinto saudades.. Tenho uma foto aqui se quiser enviarei … Tentei postar mais não consegui … Amei esta recordaçao que Deus continue abençoado a todos …bju de saudades
This is my first time go to see at here and i am truly pleassant
to read everthing at alone place.
Um dom maravilhoso ser hospedeiro do povo de Deus.