Por onde anda Vanilda D’Paula?
Por Aleckson Marcos
Ela brilhou na década de 90 e especificamente no ano de 1998 com o lançamento do disco Retratos, estourando macionalmente com a música Abrigo Seguro (autoria de Naum Esteves) e Dom Supremo, porém “sumiu” em meados dos anos 2000 após ter feito um relativo sucesso com a música Jerusalém. Por onde anda a Vanilda d’Paula? Aliás, tem muita gente que estourou nas décadas passadas e de repente sumiu, de modo que nem nas redes sociais é possível encontrá- las!
A chegada da década de 2000 não foi muito favorável para a maioria dos artistas da década 90, sendo um dos motivos a americanização ou hilsongzação de nossa música que modificou completamente o que se conhecia como música gospel nos anos anteriores. A criação dos ministérios de louvor, totalmente patrocinados pelas igrejas fundadoras foi – conforme muito bem já escreveu o Ledinilson de Souza – um enorme prejuízo para quem não fechava com essas igrejas e quem entrou na década de 2000 sem estar seguro em uma grande gravadora, estaria condenado a lutar de forma independente, sem a visibilidade necessária para levar adiante seus trabalhos artísticos. Isso, além de provocar o início do fim da fase poética de nossa música, fez com que alguns artistas deixassem de viver 100% da música e procurasse outras atividades paralelas. E o que isso tem a ver com a Vanilda d’Paula? A Vanilda, assim como o grande Martin Lutero e a Lydia de Assis, visualizou oportunidades melhores no exterior e mudou-se do Brasil, sem deixar de cantar, sem deixar de compor e sem deixar de gravar!
PARCERIA DE VANILDA D’PAULA E SINAL DE ALERTA
Antes de responder diretamente à pergunta anterior, gostaria de destacar as excelentes parcerias que ela conseguiu fazer com figuras de grande estirpe daquela década. A proximidade com os meninos da lendária banda Sinal de Alerta resultou em gravações de músicas do Lico, Samuel Ribeiro, Marcos Chocolate e versões feitas pelo Magno Malta, que participou da gravação do primário disco do Sinal. Inclusive no LP Saudade, do ano de 1992, a Vanilda gravou o clássico Tudo Bem, cuja segunda voz no refrão do Marcos Chocolate nos introduz para dentro de um ambiente de profunda adoração. Essa mesma música foi regravada pelo Sinal em 1999, sendo a décima faixa do CD Levante Seus Olhos. Outra importante canção do Sinal regravada por ela foi Teus Preceitos, música do Samuel Ribeiro e Marcos Chocolate interpretada por este em 1988 no disco Frágil e Pequenina.
Agora vamos responder ao título deste post. Conciliando vida pessoal com carreira artística, a mineira de Teófilo Otoni hoje mora em Massachusetts, nos Estados Unidos. Lá, ela continua atendendo a agendas, especificamente em igrejas e eventos realizados pela comunidade brasileira, onde tem testemunhado como a sua música já era conhecida e como a sua aceitação é notável mesmo estando longe dos holofotes da grande mídia evangélica.
Engana-se quem pensa que quem está fora da elite gospel é por que abandonou a carreira artística. Para a surpresa de muitos que leem esta matéria, a Vanilda está com um disco novíssimo gravado em 2016. O disco autobiográfico intitulado O Alvo foi produzido pelo seu próprio filho, o Camilo César, possui 8 faixas e foi gravado no Polo Studio por Jordan Macedo, em Minas Gerais. Como se vê, não foi gravado em um studio qualquer, mas sim no mesmo studio de onde foi mixado/masterizado discos de grande sucesso de artistas, como Thalles Roberto, Priscila Alcântara, Aline Barros, Preto no Branco, Palavrantiga, Lorena Chaves e etc.
O disco novo da Vanilda representa uma nova fase na vida da cantora. É um mix de música cristã contemporânea, pop e rock, algo um pouco diferente do que ela apresentava na década de 90. Este era um disco que tinha tudo para fazer muito sucesso, pois a qualidade é inquestionável, mas é uma pena não ter sido divulgado.
A cantora possuía uma fan page onde publicava suas agendas e seu cotidiano, mas não sei por qual razão a página foi removida. Porém, ela tem um perfil no Instagram e no Facebook com os quaia se comunica com os fãs brasileiros e possui um canal no YouTube que não atualiza há bastante tempo. Nesse canal, estão disponíveis as músicas do seu último CD.
Confira “O Alvo”: