Carl Gustav Boberg, criador da poesia que inspirou a canção “Quão Grande és Tu”
Carl Gustav Boberg (16 de agosto de 1859 – 7 de janeiro de 1940) foi um poeta sueco e escritor, mais conhecido por escrever o poema em língua sueca de “O Store Gud” (ó grande Deus), do qual o hino em inglês “How Great Thou Art”(Quão Grande és tu) é derivado.
Nascido em Mönsteras, no condado de Kalmar, em Smaland na Suécia, Boberg era filho de um carpinteiro, trabalhou como marinheiro e serviu como ministro leigo na Igreja da Aliança Missionária da Suécia. Ele foi o editor de um jornal cristão semanal, Sanningsvittne (Testemunha da Verdade), de 1890 a 1916. Boberg serviu no Riksdag por 20 anos, de 1912 a 1931. Ele publicou mais de 60 poemas, hinos e canções gospel.
A canção ” Quão Grande És Tu” é baseada numa melodia tradicional sueca que, em 1885, Boberg colocou na sua poesia. Foi traduzido para o alemão e depois para o russo. Foi traduzido do russo para o inglês pelo missionário inglês Stuart K. Hine, que também adicionou dois versos originais. Foi popularizado por George Beverly Shea e Cliff Barrows durante as cruzadas de Billy Graham.
Desde o início do século XX é a segunda canção cristã mais popular do mundo perdendo só para “Amazing Grace“. Inúmeros intérpretes em vários idiomas continuam a cantá-la, inspiração inesquecível sobre Deus e a natureza.
Por Cristiano Barbosa