Igreja Cristo Salva – Parte II
Conhecemos na parte I a vida de Cassio Colombo e Noeli Brasil, um casal que com sua conversão, teve uma linda história de evangelismo juntos, e Tia Noeli continua firme e forte.
Hoje vamos iniciar nossa viagem, pela importante passagem do Baixinho Voador, Oficina G3, e mais curiosidades.
A Igreja Cristã Evangélica Independente de Indianópolis foi crescendo e em 1973 o piloto Alex Dias Ribeiro (Atletas de Cristo), passou a freqüentar a igreja. O Alex foi piloto da Fórmula Ford, F3 e F1, e para evangelizar enquanto corria, carregava em seu carro a Logomarca “Jesus Saves”, que foi então traduzido para “Cristo Salva”. Nas corridas em que o Alex (O baixinho Voador) participava o pessoal da igreja distribuía folhetos, falavam de Jesus, cantavam, usavam bandeiras… então em todo lugar onde começou a aparecer o “Cristo Salva” as pessoas passaram a associar ao nome “Tio Cássio”. O Alex, reconhecendo isso, amorosamente cedeu a logomarca para a igreja, a partir daí a ICEII passou a ser conhecida como Igreja Cristo Salva.
O evangelismo na Igreja Cristo Salva sempre foi ousado e inovador. Em meio aos anos 70, quando a maioria das igrejas usava apenas o órgão e o piano durante a celebração, a Cristo Salva foi a primeira igreja no Brasil a admitir abertamente a guitarra e a bateria como instrumentos de louvor. Túlio Régis, primeiro vocalista junto com Luciano Manga do Oficina G3, recorda: “Ouvi falar da igreja Cristo Salva/Tio Cassio, na casa de recuperação que me converti, O Senhor é a Nossa Resposta/tia Arlete. Fui até lá em uma segunda-feira, culto de evangelismo e fiquei, me identifiquei…”.
O Pastor e Cantor Rod Mayer (Banda Trôad – músicas mais conhecidas: “Excelente” e “Águas”), que por 10 anos foi ministro de música na Fundação Renascer, dirigente artístico por 4 anos do SOS da Vida e March For Jesus e também idealizador do Projeto Renascer Praise, também fez parte do Grupo 3 de louvor da igreja CS. E ele nos conta que foi num trabalho evangelístico na igreja de sua mãe, na Lapa/SP que sua história com a Cristo Salva começa:
“Tio Cassio era amigo do pastor da igreja de minha mãe, e ele estava como a missionária pregando em várias igrejas, e nesse dia foi na igreja da minha mãe ministrar. Eu já estava na igreja aguardando quando chegaram algumas pessoas de motos, uma veraneio com os equipamentos de som, guitarras, bateria… Fiquei animado com o som do rock bem feito, bem legal, acostumado só com violões, órgão e coral. Curti bastante! Em nossa família de músicos, já tocávamos desde crianças e meu pai Reinaldo Mayer, responsável pelo Traditional Jazz Band, ensaiava a banda de jazz em casa.
Após ouvir a mensagem, então eu aos 17 anos entreguei a minha vida a Jesus.
Fiquei amigo então de algumas pessoas, como tia Vera, tia Arlete, Flavinho (guitarrista) Celsinho (voz e violão).
Frequentava de vez em quando a Cristo Salva por causa da dificuldade da distância entre Lapa e Indianópolis, mas anos depois, eu já como diretor musical da ADHONEP, o tio Pepê presidente da ADHONEP, ficou amigo do tio Cassio e começamos a utilizar o espaço da Cristo Salva para ensaios. Nisso, minha amizade com manga ficou mais intensiva. Um belo dia, num culto de segunda-feira, o Manga me convidou para fazer parte de um terceiro grupo na igreja, um mix dos dois grupos para suprir a ausência de alguns que estudavam a noite.
Já havia o Grupo Cristo Salva (Waltão, Tulio, Manga,ç e uma turma mais antiga da igreja), o Grupo Estação Céu (Juninho Afran, Rubinho, e mais uns jovens) e, agora, o Grupo 3 (eu, o Natalia, Maradona, Tulio, Manga, algumas meninas, inclusive Priscila Maciel, que depois cantou no Kadoshi).”
Juninho Afran também explica:
“Oficina vem da idéia de conserto, porque nós tocamos e cantamos as nossas experiências com um Deus que pode consertar e restaurar o que está quebrado. E G3 é uma abreviação de Grupo 3, onde tudo começou”.
Assim como Rod Mayer, acredito que alguns outros jovens da época, apesar de terem pais cristãos, precisavam em algum momento tomarem sua decisão em se entregarem à Jesus. Não foi diferente com Jerusa Liasch, que aos 16 anos também decidiu se entregar a Cristo, num culto na Igreja Cristo Salva, quando foi acompanhar seu pai Pr. Pedro Liasch Filho. Ela não congregou lá, mas o Senhor tinha seus planos; ali a família Liasch se aproximou de Janires, mais tarde seu pai com o auxílio de um irmão da Igreja Realidade em Cristo (também oriunda da CS) patrocinaram a tão famosa fita k7 de Janires, e seus irmãos Jerubal Liasch (baterista) e Jeziel Liasch (falecido em 11/04) tocando contrabaixo, Pipa na percussão, Neidinha no teclado, e as vezes Mike – depois, no Oficina, compôs as canções “Cante” e “Magia Alguma” – também tocaram e evangelizaram lugares totalmente inusitados com o “maluco” Janires Magalhães. Pouco tempo depois, Jerusa e seus irmãos Jeziel e Jônatas e mais alguns amigos formam a Banda Rara e pelos evangelismos que a Rara fazia nas praças, presídios, periferias e em vários lugares, muitos se convertiam e queriam ficar com eles; houve a necessidade de acolher essas pessoas, então o Pr. Pedro inaugurou então a Igreja Pedra Viva (assunto para uma outra matéria rsrsrs).
Tio Cassio, era querido e amado por muitos outros pastores. Cito o Pr. Enéias Tognini (Batista do Povo) Russel Shedd, e muito outros.
Logo a igreja Cristo Salva – Ministério Tio Cássio formou vários lideres e missionários e pastores foram espalhados pelo Brasil e mundo.
As novas igrejas iam sendo emancipadas na medida em que iam se tornando auto-suficientes, pois o tio Cássio nunca se sentiu chamado para construir uma denominação e sim para edificar o Reino.
Ele cria que, uma vez emancipadas, as novas igrejas deveriam manter um vínculo de
amor. A ICEII, com seu fundador, deixou um legado e Tia Noeli e seus filhos
Cassio Colombo Filho, Luis Augusto Colombo e Ana Lucia Colombo, junto com outos lideres continuam, evangelizando e muitos ainda sentem o mesmo amor.
Colaboração:
Com a colaboração de Túlio Régis (compositor das canções “Rei de Salem” e “Naves Imperiais”) e Rod Mayer.
Praise the Lord
Fábio L. Fonseca
Parabéns história maravilhosa, ja fui la no final dos anos 80 foi bênção.
Video e história nota 1000